palcodebrincadeiras@gmail.com

palcodebrincadeiras@gmail.com
palcodebrincadeiras@gmail.com

Posted by Cia Teatral Palco de Brincadeiras

O Palco Indica:


"A Coisa Privada" é para encafifar como diria minha mãe.

É o teatro de situações. A ausência da fala na forma comum aos nossos ouvidos, convida a observar mais e mais atentamente as imagens, belamente criadas por esta companhia que me surpreende a cada espetáculo que assisto. A crítica política desta maneira é feita, porém comicamente, ou seja, não pesa e faz com que a criatividade do espectador viaje longe. Em cartaz no CCSP.

Felipe Cirilo.

“A COISA PRIVADA”Espetáculo teatral criado pelo grupo Fora do sériO


Sinopse. Em uma terra distante, numa época distante, porém com uma realidade bem próxima, 3 velhos cansados de presenciar a corrupção e a falência de todo o sistema público de onde vivem, decidem abandonar a terra natal em busca de um paraíso. Ao partirem, Fulano - o carregador do trio, passa por uma série de peripécias e não consegue sair da cidade.
Sobre o processo de criação“A Coisa Privada” é o mais recente espetáculo teatral elaborado pelo grupo Fora do sériO em parceria com o SESC Ribeirão Preto.

O especial deste projeto é que ele foi idealizado de forma que seu processo de criação fosse exposto ao público antes da conclusão do espetáculo. Assim, através de ensaios abertos, palestras e oficinas, o público pôde refletir, debater, expor e ouvir idéias, opinar, contribuir para a elaboração do trabalho e desvendar as etapas da criação teatral.


Sobre o espetáculo O tema de “A Coisa Privada” é extraído da vida política que o Brasil vive atualmente. Infelizmente, as notícias que a imprensa publica não refletem modelos de políticos que inspiram orgulho, ao contrário, escândalos sucessivos vem deixando a população boquiaberta com o grau de organização das quadrilhas existentes no setor público especializadas em fraudes, sonegação fiscal, desvios de verba pública, vendas de laudos técnicos, falsificações de documentos, licitações fraudulentas, etc e etc ...

A linguagem. Quanto às escolhas estéticas, a comicidade e a utilização da máscara teatral não são novidades para o grupo Fora do sériO, mas a ousadia está na opção por um espetáculo baseado na linguagem não verbal. Embora fosse um sonho antigo, “A Coisa Privada” concretizou esta vontade de apresentar um espetáculo apoiado na comunicação gestual e não dependente da linguagem verbal, embora seja utilizado o “grammelot”, conjunto de sons que cria uma espécie de língua inventada cujo sentido se constrói a partir da inflexão das sonoridades em conjunto com a comunicação dos gestos e o ritmo da ação cênica. Como já expressou um espectador do ensaio aberto, “o público constrói o diálogo”.
A coragem da criação coletivaA forma da construção do espetáculo também está intrinsecamente ligada ao tema. A criação coletiva, expressão que causa arrepios pela fragilidade que pode causar a ausência de um diretor, foi a opção para a elaboração do roteiro, as montagens das cenas, a organização das idéias. Não é um processo fácil, ao contrário, exige um grande desenvolvimento de grupo e capacidade de ouvir, mudar, acatar as idéias do outro, aliás, pré-requisitos essenciais para a vida em democracia.
A Equipe Fora do SeriO.

Extraído do site: http://www.foradoserio.net/

Mais informações no site do Centro Cultural de São Paulo:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_teatro.asp

This entry was posted on terça-feira, 15 de julho de 2008 at 23:04 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário