palcodebrincadeiras@gmail.com

palcodebrincadeiras@gmail.com
palcodebrincadeiras@gmail.com

Posted by Cia Teatral Palco de Brincadeiras

E agora, Brecht?

Hein?
É o que pergunta a Trupe de Bacantes, juveníssimo grupo da Cidade de Guarulhos que já caminha em meio a pesquisas teatrais de bom gosto.


O espetáculo é um desenvolvimento a partir do texto O Círculo de Giz Caucasiano de Bertold Brecht. De acordo com o diretor Everton Lampe basicamente, a pesquisa desenvolvida na montagem e criação do espetáculo, envolve o teatro épico de Brecht, em si e a dialética. O brincante que voz fala assistiu ao ensaio aberto da trupe há cerca de três semanas antes da estréia. Posso dizer que a trupe caminha bem na descoberta de sua própria opinião, da opinião do grupo e de sua personalidade, em confronto com o texto e suas correlações com a atualidade brasileira.

As sutis quebras de personagens, quarta parede, acontecem mais na voz de Tamara Mayumi, que representa Grucha e tem um tom bem bacana e cômico assim como certo momento em que a narradora representada por Heidy faz piada com a platéia. E foi nesses momentos que o espetáculo começou a trazer a platéia pra si, como se propõe a manifestação teatral épica, e talvez aí esteja a ligação necessária, que traga mais vida e um certo sentido popular a peça que automaticamente, a partir do texto incita o público a opinar a respeito do julgamento que acontece em cena, o garoto fica com a mãe biológica ou com a mãe de criação?
A cumplicidade dos atores com o público, sendo mais sincera e simples teria um toque especial no espetáculo, a estréia deve ser causa de uma certa tensão (no melhor sentido da palavra) evidente no texto dos atores.

O paralelo traçado entre o caso em cena e crimes atuais foram expostos de uma maneira que, lhes confesso, me incomodou, não no sentido teatral, mas na vida realmente. Viril. Os fatos contados nos fazem ver o quanto coisas tenebrosas acontecem ao nosso lado e nem vemos. Se na Alemanha e nos tempos de Brecht as coisas não iam muito bem, hoje ainda temos de nos perguntar: E agora, Brecht?

Um caminho já bem bacana, dá-lhe Bacantes!

Felipe Cirilo

This entry was posted on sábado, 25 de julho de 2009 at 23:33 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

A um Brtincante..

Em nome da Trupe de Bacantes gostaria de agradecer todo o apoio que nos tem dado .
Essa estréia representou para nós o nascimento de um trabalho que está começando a ser explorado, pesquisado e agora já com o 1º passo dado.
Quero dividir que as opiniões e sugestões dadas no encontro foram muito produtivas e ajudará muito a levar nosso trabalho ao ponto que nós desejamos.

Jovens bacantes em busca de levar nossos pontos de vista à pessoas que talvez nunca tenham se perguntado..
E agora, Brecht ?

Evoé

27 de julho de 2009 às 07:52

Postar um comentário